terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Cake pop: receita básica para quem quer começar

Os cake pops caíram na graça dos brasileiros. Normalmente acho que os norte americanos, assim como os ingleses são superiores na arte da confeitaria artística (design). Contudo, tenho absoluta convicção que somos superiores em melhorar as receitas, especialmente agregando mais sabor.
Uma das coisas que acho que ficou melhor por aqui é o cake pop, e o motivo está especialmente no buttercream .. sim culpo o buttercream! Acho muito pesado e enjoativo.
As versões de cake pop brasucas, normalmente lançam mão de complementos mais saborosos, como brigadeiro e doce de leite. Vai me dizer que o buttercream é melhor? tsc, tsc, tsc.
Para quem nunca ouviu falar de cake pop deve estar achando este posp um tanto quanto esquisito, mas assim que vir a receita do cake pop original e um nacional entenderá do que estou falando.
O cake pop nada mais é do que um bolo simples misturado com algum recheio e e envolto por alguma cobertura macia. Exemplo de combinações:

  • bolo de chocolate simples com brigadeiro cremoso;
  • bolo de nozes com doce de leite;
  • cenoura com ganache de chocolate; etc, etc, etc.

O que vale é você criar de acordo com o seu gosto.

Receita para quem é inciante

Você vaio precisar de:


  • Uma receita do bolo de sua preferência;
  • Uma receita brigadeiro (uma lata de leite condensado, uma colher de sopa e 3 colheres de sopa de chocolate em pó - misture tudo sem parar em fogo baixo até que desgrude levemente do fundo da panela); 
  • Palitos para pirulito (pode ser espeto de churrasco, mas corte para ficar menor);
  • Chocolate fracionado ao leite;
  • Papel manteiga;
  • Uma colher de sobremesa;
  • Bandeja para ir a geladeira.


Como fazer

Numa bancada ou num recipiente grande o suficiente para misturar, esfarele todo o bolo. Esfarele para valer, até ficar tudo bem soltinho.
Depois que estiver todo esfareladinho, adicione aos poucos o brigadeiro. Vá misturando com as mãos  e observando se consegue uma massa adequada para enrolar. 
Tire com a colher uma quantidade suficiente para fazer uma bola do tamanho de um brigadeiro. Reserve numa bandeja sobre o papel manteiga. Normalmente um bolo de 20 cm de diâmetro rende cerca de 40 unidades.
Quando terminar, cubra a bandeja com papel filme e leve a geladeira por pelo menos duas horas para que eles fiquem bem firmes. Se for uma pessoa muito, muito afoita ... tá bom .... pode deixar uns 10/15 no freezer (não gosto :o) .... ).
Antes de retirar da geladeira, coloque o chocolate num recipiente de vidro e derreta cerca de 500 g na potência média (50%)  por um minuto. 
Peque um palito, mergulhe no chocolate e espete na bolinha. Faça isso com todas elas e leve para a geladeira por mais 5 minutos. 
Pegue o pirulito de bolo e mergulhe no chocolate, espere todo o excesso sair e reserve (espete num isopor alto ou coloque sobre o papel manteiga mesmo .. sem medo de ser feliz).
Depois que o chocolate secar está pronto para comer!
Solte a imaginação para decorar.
Bom, bonito e barato!

foto 2.JPGfoto 3.JPG


Cake pop coberto com chocolate meio amargo em pedaços. Sucesso na certa!




2 comentários:

  1. Olá quanto tempo antes da festa posso fazer? Depois de feito e decorado onde eu posso guarda-lo Tipo fora da geladeira?

    ResponderExcluir
  2. Olá quanto tempo antes da festa posso fazer? Depois de feito e decorado onde eu posso guarda-lo Tipo fora da geladeira?

    ResponderExcluir