segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Aniversário carrossel: bolo, cupcakes e receita de ganache

No embalo da segunda edição da novela Carrossel, atendi a um pedido da Paulinha que fez 8 anos.
O Bolo foi feito com massa de chocolate e foi recheado com ganache de chocolate branco e meeio amargo para quebrar o doce.
O xadrez do bolo deu um trabalhão, mas acho que valeu o resultado. Ficou uma graça.







Ganache de chocolate meio amargo

  • 300 g de chocolate meio amargo de boa qualidade (sugiro o sicao da Callebaut, mais barato do que as pastilhas da mesma marca)
  • 300 g de creme de leite (tire o soro)

Aqueça o creme de leite (não deixe ferver) e jogue sobre o chocolate previamente picado. Deixe repousar por alguns minutos. Mexa até que fique totalmente derretido. Se houver necessidade coloque 30 segundos no microondas. Você poderá deixar na geladeira por uns 10 minutos para que ganhe uma consistência mais firme (mexa bastante quando retirar), ou se preferir deixe fora por umas duas horas que ele fica mais pastoso. Obs: para usar como cobertura, você precisará deixar mais tempo na geladeira (deixe 10 minutos e misture; mais 10 minutos e misture - repita esta operação até que ganhe a consistência que você desejar).

Ganache de chocolate branco

  • 500 g de chocolate meio amargo de boa qualidade (sugiro o sicao da Callebaut, mais barato do que as pastilhas da mesma marca)
  • 300 g de creme de leite (tire o soro)
Faça da mesma forma que a anterior. Entretanto, a de chocolate branco necessita de mais paciência, pois o chocolate demora mais para derreter.

Um comentário:

  1. Olá, gostei muito da receita de recheio Ganache de chocolate meio amargo, o de chocolate branco nunca fiz, vou testar mas gostaria de saber qual a quantidade para rechear 5 bolos com três camadas de recheios cada? Vou fazer um bolo para um casamento com 5 andares e eu não sei a medida dos ingrediente de ganache para esses 5 bolos com três camadas de recheios cada. Ou tra coisa, qual a massa você indicaria para bolo de 5 andares com cobertura de Pasta Americana?

    ResponderExcluir